Carlos Carvalho Cavalheiro - Genealogia - página 01

 

<< voltar

 

AZEVEDO LEAL / AZEVEDO SALES / AZEVEDO CARVALHO/ GUEDES DE AZEVEDO

 

Manoel Antônio de Azevedo Leal

Nascido em Passos / MG no ano de ??

Faleceu aos 80 anos em Passos / MG.

 

Casado com

 

Venância Maria de Azevedo Sales

Nascida em Passos / MG.

Faleceu em Passos / MG no ano de 1890.

 

Era filho desse casal

 

José Venâncio de Azevedo Leal

Nascido por volta de 1840 em Passos / MG.

Falecido em 26.03.1895 em Mato Grosso de Batatais (hoje Altinópolis) / SP, vítima de emboscada feita pelo famoso bandoleiro Dioguinho. Vinha José Venâncio, juntamente com seu consogro, João Batista de Souza Maia de um batizado na cidade de Batatais / SP, quando ocorreu o assassinato. Era capitão da Guarda Nacional, fazendeiro e sub-delegado de polícia de São Simão e de Altinópolis, ambas cidades paulistas da região de Ribeirão Preto. Possuía fazenda em São Simão, tendo se mudado de lá por volta de 1890/93, provavelmente fugindo da febre amarela. Possuía também uma fazenda de Altinópolis chamada de “Liberdade”. Há indícios de que era sócio da Companhia Melhoramentos, concorrente da Companhia Mogiana.

 

 

Transcrição da Certidão de óbito de José Venâncio de Azevedo Leal

Livro da Paróchia de Nossa Senhora da Piedade de Matto Grosso (Batataes) – 1875.

 

Aos vinte e cete dias do mêz de Março de mil e oito centos e  noventa e cinco

sepultou se o cadaver de José Venâncio de Azevedo Leal, de  idade de  cincoenta  e

cinco cazado com D. Maria Ignocencia de Jesus, a sobrevivente deixando oito filhos;

e não deixou testamento, cuja morte foi na estrada de Batataes  por um tiro disparado

do Matto; e para constar lavro o presente termo. O vig. Luiz G. Mochi.

 

 

Casado com

 

Maria Ignocência de Jesus

Nascida por volta de 1844 em Passos / MG.

Falecida em Jardinópolis / SP no dia 25.07.1924, tendo como causa mortis “Bronchite”.

 

 

Casal José Venâncio de Azevedo Leal e Maria Ignocência de Jesus

 

Filhos do casal:

Urias Venâncio Azevedo Leal – Nascido em Ventania (atual Alpinópolis) / MG. Morreu assassinado em uma mercearia durante uma discussão com o proprietário da mesma, sr. Luiz Castiliani ou Castiglioni. Era alferes da Guarda Nacional. Casado com Anna Castro Guedes de Azevedo.

Eram seus filhos: Maria Guedes de Azevedo, Durval Guedes de Azevedo, José Aparecido Guedes de Azevedo (nascido em 01.08.1897 na Fazenda Liberdade, em Altinópolis / SP. Foi educador, poeta, conferencista e escritor. Faleceu em 1969 na cidade de Bauru. Deixou os filhos Eliza Guedes de Azevedo Nobre, Eunice de Azevedo Rosemini e Urias Guedes de Azevedo. Era casado com Maria Longo Guedes de Azevedo), Antônio Guedes de Azevedo (Nascido em Altinópolis / SP em 30.11.1889. Mudou-se para Bauru em 1924 e auxiliou na fundação do primeiro ginásio daquela cidade, a Escola Guedes de Azevedo), Valdomiro Guedes de Azevedo, Everaldo Guedes de Azevedo.  

 

  

José Guedes de Azevedo

 

Amélia Azevedo Leal – casada com José Maia (Zequinha Maia).

Ana Azevedo Leal – Conhecida por Sinhana. Era mãe de Corina e de Maria Laura.

Olímpia Azevedo Leal –

“Cotinha” Azevedo Leal –

Dalminda de Azevedo Leal – (nome de casada Dalminda de Azevedo Lima). Conhecida por Mimi. Nasceu em Passos / MG no dia 05.03.1868. Faleceu em Bauru / SP no dia 06.03.1958. Casou-se com José Henrique Lima em 1885. Ficou viúva em 1911, em Guairá / SP.   Consta que ficou abalada e perturbada depois que um filho de criação abandonou a sua casa e nunca mais voltou.

Simão Azevedo Leal – Depois que seu pai foi assassinado, ficou perturbado, tendo saído pelo mundo sem dar notícias. Apareceu morto, anos depois, provavelmente de maleita. Foi enterrado como indigente até que sua sobrinha Olympia Azevedo Carvalho Dafferner transferiu seus restos mortais para o jazigo onde está enterrado José Cândido de Carvalho, em Ribeirão Preto, no cemitério da Saudade (quadra 29 – nº 3304).

Francisca Azevedo Leal – Nome de casada: Francisca Azevedo Carvalho. Nascida em São Simão no dia 02.10.1883 e falecida no dia 03.05.1974 em Campinas / SP. Casou-se no dia 26.10.1901 em Altinópolis / SP com José Cândido de Carvalho. 

<< voltar