História 31

                                            

O SACI DO MANDIRA (1)

 

A pesca da Tainha

Houve épocas em que nada dava certo nas pescarias. Eram enroscos, poucos peixes, etc.
Mas certa vez, depois de um longo dia de pescaria, onde dava para contar os poucos pares de tainha na canoa, um dos pescadores apelou: invocou ajuda ao Saci-pererê. Dizem que ele é capaz de ajudar quando se chama por ele, desde que lhe seja dado uma oferta. No caso, o pescador disse que, se o Saci lhe desse uma força na pescaria, metade do que ele pescasse seria dado para o negrinho.
Foi pedir, ouvir o assovio do saci e os peixes começaram a pular para dentro da canoa.
Ao final da pescaria contou-se mais de 200 tainhas, porém o combinado com o saci não foi cumprido. Não deram nem deixaram nada para ele. O resultado foi que tiveram de ouvir os assovios do saci que os perseguiu até as suas casas. Somente depois de um morador mais antigo repreendê-los pela arte e pedir que todos da família rezassem para o negrinho de uma perna só, é que o endiabrado moleque os deixou em paz.

O Mike Tyson do Mandira

Conta-se que, há muito tempo atrás, um morador do bairro dizia não acreditar de jeito nenhum no Saci-Pererê. Dizia ele tudo não passar da imaginação dos moradores.
Ao caminhar certa vez, sozinho, em uma das trilhas do Mandira, ouviu os assovios do menino. Sem hesitar e sem demonstração de respeito, tratou logo de arremedar os assovios, só para provar que o negrinho só existia nos livros folclóricos brasileiros.
Para sua surpresa os assovios foram ficando mais próximos e, no escurecer da tarde, eis que surge, a sua frente, o negrinho de uma perna só, com cachimbo na boca e barrete vermelho. Sem ter para onde correr, só lhe restou enfrentar o Saci. Dizem que a briga com o danado foi tão intensa, que dava para escutar, de longe, os tombos dos dois.
Mike Tyson que se cuide!!!
 


Tiago Marques de Oliveira (marquestiago@bol.com.br)

Histórias extraídas do livro "Contos, causos e fatos da Comunidade do Mandira", de autoria de Tiago Marques de Oliveira.

(1) Mandira: Comunidade remanescente de Quilombos do Bairro do Mandira, zona rural de Cananéia (SP), região do Vale do Ribeira.
 

<< voltar